Um mito que precisamos quebrar é que não há diferença qualitativa para a leitura entre as lâmpadas fluorescentes (brancas) e as incandescentes (amarelas). Ambas podem ser adequadas, se devidamente reguladas em relação à sua capacidade de iluminação.

O ideal é que a iluminação artificial simule a luz natural do dia por dois motivos: ela não atinge os extremos (muito clara ou escura) e não gera muitas sombras quando estamos lendo, fator que proporciona “fadiga visual”. De dia, aproveitar as luzes da janela é uma ótima dica.

À noite, ou em ambientes fechados, procure o meio-termo e perceba o conforto sentido pelas suas vistas durante a leitura. Além disso, evite se posicionar de modo que seu campo de visão esteja alcançando a lâmpada, gerando ofuscamento.

Dicas valiosas!

As luminárias dão um estilo bem arrojado a qualquer escritório e são uma das mais valiosas ferramentas de um estudante. Mas é preciso saber usar!

Elas têm a grande qualidade de deixar o foco da sua leitura adequadamente iluminado (o livro, apostila, caderno, etc.), mas é preciso ter cuidado para não exagerar e clarear muito o objeto de estudo. O ideal é que sua luminária esteja posicionada lateralmente e um pouco atrás de você (evitando o ofuscamento).

Um modelo que também pode ser utilizado é a luminária com pé, que garante o posicionamento correto da luz. Procure escolher bem a potência da lâmpada que você vai utilizar, evitando muita ou pouca intensidade. Se for possível, escolha uma luminária com dimmer (regulador de intensidade da luz).

Se você tem o costume de estudar escrevendo, lembre-se: a luminária deve ser posicionada no lado oposto da mão da escrita, evitando sombras. Se você é destro, a luminária fica do seu lado esquerdo. Se você é canhoto, ela fica do lado direito.

Acredite: uma luminária bem posicionada e com a intensidade de luz correta vai garantir que você tenha mais atenção, foco e concentração na leitura.

Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *