Não é novidade que uma boa iluminação pode fazer seu espaço parecer maior e mais convidativo. No entanto, você acha que pra dar certo precisa fazer um forro de gesso, certo? Errado!

Se você não quer gastar dinheiro, nem ficar espirrando uma semana inteira com a poeira, precisa conferir esse post. Vamos te mostrar como criar uma iluminação bacana sem utilizar gesso.

Guia de Luminárias

Plafon

É uma luminária de sobrepor presa rente ao teto. Pode fornecer luz direta ou indireta, que é quando o equipamento tem um anteparo que faz a luz refletir para cima e não para baixo.

Como usar: Em salas, quartos, banheiros, cozinha e área de serviço. Nos ambientes de “trabalho”, como cozinhas e banheiros, prefira os plafons de luz direta que vão facilitar as tarefas de cozinhar, fazer maquiagem e se barbear.

Já nos quartos, prefira plafons de luz indireta, assim quando você estiver deitada a luz não vai incidir direto no seu olho.

Pendente

É uma luminária suspensa de luz direta ou indireta.

Como usar: É o modelo mais flexível e pode ser usado em qualquer ambiente como luz geral ou decorativa.

Lustre ou candelabro

É um tipo de pendente, geralmente muito decorado para diversas lâmpadas ou velas, que ficam expostas.

São aqueles modelos tradicionais de vidro ou cristal, mas hoje você já encontra modelos de acrílico colorido.

Como usar: É tradicionalmente usado sobre mesas de jantar, no topo de escadarias e em halls de entrada.

Luminária de mesa

Quando tem cúpula são chamadas de abajur, mas podem também ter foco direcionável. Existem modelos com formas esculturais que cumprem função exclusivamente decorativa.

Como usar: As de foco direcionável são boas opções como luz de trabalho sobre mesas de escritório, estudo ou cabeceira, já os abajours são excelentes luminárias decorativas em qualquer ambiente sobre mesas, aparadores, racks, buffets, bares e até cristaleiras.

Luminárias de piso

Às vezes são chamadas de coluna e como as de mesa podem ter cúpula, foco direcionável ou uma forma escultural.

Como usar: São uma boa opção ao lado de sofás e poltronas quando não há espaço para uma mesa apoiando uma luminária de mesa. Contudo são os modelos mais caros do mercado.

Arandela

É o nome dado à qualquer luminária de parede.

Como usar: Se você não se incomoda com a fiação aparente e quer dar uma pegada mais industrial pra sua decoração, pode fixar arandelas em qualquer ambiente como luz decorativa ou de destaque.

Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *